sexta-feira, agosto 15, 2008



"qualquer curva de qualquer destino que desfaça o curso de qualquer certeza"

Qualquer, Arnaldo Antunes

segunda-feira, agosto 04, 2008

Pérolas com Vanilla?

Tenho algumas manias sazonais. Parece coisa de gente velha, mas a diferença está na durabilidade do troço: mas vistas de longe, parecem manias daquelas que nascem com a gente e ficam até a morte. Uma delas é colocar noz moscada na comida (em doses homeopáticas, porque meu amigo Cauê revelou-me que a sementinha é alucinógena e não quero ninguém enxergando duendes por conta da minha comida).Essa eu adquiri há uns três anos: a mais perpétua dentre todas.

No momento vivo um romance com um hidratante vagabundinho, porém cheiroso, de uma marca bonitinha, mas ordinária: Vive (*). Virou uma espécie de obsessão usá-lo a todo momento. Ele fica do lado do monitor do meu micro e basta eu olhar pr´aquele frasquinho que já me pego usando o tal creminho.

Como você, eu também sou regida pela ditadura do consumo. E as empresas de coméstico acertam cada vez mais. O segredo do tal hidratante: o cheirinho do Pérolas com Vanilla é quase idêntico ao do Vanilla Amber da Victoria Secret. E a embalagem é pequena, charmosinha: com 60 ml, cabe na bolsa e até no bolso: três reais pra dez minutos de cheiro bom (é, ele não dura muita coisa).

Agora, convenhamos: Pérolas com Vanilla! Que droga é essa de nome? Mania de dar aquela americanada em tudo (e a gente cai nesse conto! What the hell). Que pérolas podem ter na composição de um hidratante vendido a três reais? E eu por acaso fiquei perolada por usá-lo? E por que não nomear o perfume do negócio de 'baunilha' em vez de 'Vanilla' (já repararam que a indústria coméstica não usa a palavra baunilha, mas sempre vanilla? Será que porque baunilha remeta diretamente à essência do meu bolinho de chuva? Mas pra mim vanilla é pior: me lembra aquela figura oitentista cantando'ice, ice baby').

Tá explicado porque minhas manias de consumidora são sazonais. Quando paro, presto atenção e racionalizo o processo, logo parto pra prateleira ao lado na perfumaria. Pra mais alguma coisa cheirosinha, compacta e barata: seduzida direitinho pelo mercado que venho à público criticar.


(*) Fabricada em Mogi das Cruzes, aqui do ladinho. Aliás, minha relação de amor com essa cidade vai longe: da faculdade a amiga Gigi, passando pelas bandas Mentecapto e Motocontínuo, boas de fato.

sábado, agosto 02, 2008

Despretensioso



Porque todo mundo fica piegas quando se apaixona.

sexta-feira, agosto 01, 2008

Artificialmente coloridas

Caco Galhardo sabe das coisas.




Publicada hoje na Ilustrada.